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Abril de 2017

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Apresentação do novo New Range Rover Velar | Entre em uma das casas mais exclusivas do planeta | A relação do homem com os cães | Um passeio épico pela Ilha de Skye | O lendário Beechcraft Bonanza sobe aos céus

UM LEGADO DURADOURO

UM LEGADO DURADOURO “OS COLECIONADORES GOSTAM DE CARROS QUE FORAM REFERÊNCIAS OU DIVISORES DE ÁGUAS - E O RANGE ROVER ORIGINAL REPRESENTA AS DUAS COISAS” seja feroz. O primeiro Range Rover de pré-produção foi vendido em leilão há três anos por quase 165 mil dólares; atualmente, atingiria um valor bem superior. Uma opção mais fácil é adquirir um Range Rover original de duas portas da década de 1970, recém-saído da fábrica. Não é preciso nenhuma máquina do tempo, tampouco há nos bastidores um estoque de veículos para vender: como parte do trabalho da Land Rover Classic para ressuscitar estes veículos históricos, os engenheiros da Land Rover podem agora restaurar um veículo fiel ao seu estado original exatamente onde tudo começou em 1970, em Solihull, no Reino Unido. A divisão Land Rover Classic já montou mais de 60 veículos Série I ‘Reborn’, todos restaurados como novos pela empresa que os produziu inicialmente, na mesma cidade e utilizando os projetos originais (vide revista Onelife n.º 33, páginas 62-67, “Remodelação Total”). Atualmente, a empresa está ampliando o programa Reborn com a inclusão dos primeiros modelos de Range Rovers de duas portas. O primeiro veículo restaurado, um modelo de 1978 na cor Bahama Gold localizado no Reino Unido, acabou de ser concluído e foi apresentado no salão de automóveis clássicos Rétromobile em Paris. A montagem incluiu repor em produção um conjunto de peças e painéis com padrões de fábrica. Alguns estiveram indisponíveis durante anos, mas a consciência da importância destes veículos significa que as peças estão agora sendo revitalizadas para fins de restauro. Mike Bishop é o diretor de engenharia do projeto. Ele dirigiu o seu primeiro Land Rover na fazenda de 2500 acres da família na Austrália com 14 anos de idade, e ficou obcecado por eles desde então. É um entusiasta à toda a prova, colecionador e agora restaurador do melhor que se fez em Solihull. E entende bem os clientes porque, se não estivesse administrando esse projeto, ele próprio seria um deles. “Os nossos clientes têm uma verdadeira ligação emocional com este local: para eles, terem um automóvel que foi recuperado ao seu estado original pela fábrica representa um valor real”, diz. “Estamos apenas continuando o trabalho iniciado por Spen King e outros engenheiros lendários que montaram estes veículos pioneiros. Há um nível de autenticidade inerente ao fato de os Range Rovers serem restaurados aqui, utilizando os projetos de engenharia e os memoriais técnicos originais. Temos até mesmo trabalhando nesse programa indivíduos que montaram os últimos Classic na sua juventude”. Mike não fala em números. Porém, ele revela que a procura do Série I Reborn excedeu todas as expectativas. Ele sabe que, provavelmente, vai ficar assoberbado e que terá de esquadrinhar o planeta à procura de Range Rovers adequados para o renascimento à medida que o programa continuar. Os veículos primitivos que ele vai restaurar foram sucesso imediato e são um clássico do projeto automóvel. Mas nem tudo era perfeito. O seu ‘luxo’ resultava do desempenho semelhante ao de um automóvel ligeiro, da aderência à estrada e do refinamento mecânico, sem comprometer a agilidade fora de estrada. No entanto, as cabines eram espartanas: os primeiros Range Rovers tinham bancos em plástico porque o fabricante achava que os proprietários rurais os utilizariam para transportar animais e, depois, teriam de ser lavados com mangueira. Talvez alguns o fizessem, mas eles eram mais vistos nas cidades, nas faixas de ultrapassagem das rodovias ou estacionados à porta de grandes casas de campo britânicas. Ironicamente, esses interiores em plástico primitivos são atualmente os mais procurados pelos colecionadores e os mais difíceis de restaurar para o Mike. Afinal, é disso que se trata: a história do Range Rover desde o primeiro Velar até ao mais recente gira em torno da agregação de luxo para combinar com o seu refinamento, sem diluir o DNA do projeto nem diminuir as capacidades enormes do veículo. Esses primeiros interiores em plástico evoluíram até resultar em cabines que hoje são referência para todos os automóveis de luxo e não apenas para os SUV de luxo. Os Range Rovers atuais oferecem potências muitas vezes superiores às do V8 de 3,5 litros original e capacidade todo o terreno otimizada por tecnologia inteligente de fato inimaginável em 1970. “O Range Rover original deve ter parecido uma nave espacial quando foi lançado”, diz Mike. “Imagine-o estacionado ao lado de um Fusca ou de qualquer outro modelo disponível no mercado em 1970. O Novo Range Rover Velar vai ter o mesmo impacto. Trata-se de um projeto incrível, por isso, acho apropriado termos feito essa conexão com o programa Range Rover Reborn”. 54

Os primeiros Velar foram montados em segredo e testados em estrada pelo mundo afora. Embora extremamente raros, alguns ainda trafegam pelo planeta, como o Velar abaixo, estacionado junto ao seu irmão – um Range Rover SVAutobiography – no mercado Jemaa el-Fnaa em Marrakech, Marrocos 55

 

Land Rover

Revista ONELIFE

 

A revista Onelife da Land Rover traz histórias do mundo todo que celebram a força interior e a motivação para ir além.

A Land Rover sempre significou liberdade de ir a qualquer lugar e a capacidade de fazer qualquer coisa quando se chegar lá. A última edição da revista Onelife saúda este espírito, transportando você ao redor do mundo para celebrar as aventuras que vão do exótico à rotina do dia-a-dia – de uma cidade no Himalaia Indiano onde clássicos Land Rover Série 1 e 2 reinam soberanos, até o incrível County Donegal, na Irlanda, onde o velejador Monty Halls curte sua família à bordo de um Discovery. 

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Na cidade somos todos pedestres.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.