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Abril de 2018

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Viagem no tempo ao Nascimento do primeiro Land Rover | Como a Land Rover conduziu aventuras e explorações científica ao longo dos anos | O Editor da GQ Dylan Jones discute o tema “inspiração” como Diretor de Design Gerry McGovern | Explorando o potencial de impacto da eletrificação e dos veículos | Conquistando os 999 degraus até o topo do Heaven’s Gate, na China

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CARRO PRÉ-PRODUÇÃO NO. 7 “É uma história realmente incrível”, Mason sorri, enquanto anda lentamente ao redor do SNX 910, absorvendo cada detalhe dos painéis da carroceria, bastante desgastados. “Eu tinha uma pequena oficina em Birmingham, e um dia apareceu um cara perguntando se eu teria interesse em comprar dois velhos Land Rovers Série 1 que estavam no quintal dele desde 1988. Se eu não tivesse interesse, ele iria transformá-los em sucata, pois precisava liberar o espaço. Eu não liguei muito para aquilo, então só depois de dois meses é que me dei ao trabalho de ir lá para dar uma olhada”, recorda ele, balançando a cabeça com espanto. Quando Reg finalmente foi checar os veículos, apresentaram-lhe um carro completo e “um verdadeiro ferro-velho”, ambos enterrados até os eixos em 20 anos de barro acumulado. Acertado o preço com o vendedor, Mason e o amigo Dave Amphiett levaram quase quatro meses para desenterrar os dois carros e levá-los à oficina dele. Somente quando Reg mostrou uma série de fotos que tinha tirado dos carros a um amigo – um grande fã da Série 1 – foi que ele se deu conta de que uma de suas compras podia ser algo um tanto especial. “Pela coluna da direção, ele identificou o carro carcomido como um protótipo”, explica Mason. “A unidade de produção normal tem um suporte prensado em peça única, enquanto a coluna do meu carro tinha três suportes soldados uns aos outros.” Numa nova inspeção, Reg descobriu que o número 7 no chassi identificava o carro como um dos primeiros protótipos. “O motor tinha o número 6, e a caixa de câmbio e o radiador tinham ambos o número 7. Tudo se encaixava. Foi aí que eu soube que tinha em meu poder um animal raro.” PROJETADO PARA O SUCESSO A Land Rover enviou uma equipe liderada por Mike Bishop, historiador e especialista da empresa, para analisar o L07, e a autenticidade foi confirmada. Depois de comprá-lo de Mason, a equipe da Land Rover descobriu, durante meses de pesquisa, que o SNX 910 era um veículo de teste de motor, montado em princípios de 1948, e que foi um dos primeiros dez protótipos pré-produção a serem postos à prova por Arthur Goddard, lendário engenheiro da Land Rover, pelo piloto de testes Johnny Cullen e por ninguém menos que Maurice Wilks, na época diretor técnico da Rover, e que havia sido o idealizador original do Land Rover. Talvez ainda mais importante seja o fato de que ele foi um veículo de lançamento no Salão do Automóvel de Amsterdã de 1948. “Pode-se afirmar com segurança que o Land Rover foi muito bem recebido na exposição”, diz Arthur Goddard, hoje com 96 anos, que estava presente no lançamento. “Também vale recordar que o carro tinha sido concebido e projetado em questão de meses, e a maior parte dos testes foi feita só por nós três, perto da casa de veraneio do Maurice Wilks, em Anglesey. Na época da exposição, apenas dez dos protótipos estavam prontos. Eu mesmo dirigi um protótipo, o número 3, até Amsterdã. Foi minha primeira viagem ao exterior”, diz ele, com uma risada. “Porém, em última análise, o sucesso do Land Rover mudou o destino da Rover.” De fato, 24.000 exemplares foram produzidos nos dois primeiros anos. No fim de 1948, depois da estreia em Amsterdã, o número 7 foi convertido de sua especificação original, com volante do lado esquerdo, para volante do lado direito. Ele foi mantido pela Land Rover até 1955, quando foi vendido a seu primeiro dono, um morador de Solihull. Segundo o diário de bordo original, de papel bege, que também sobreviveu milagrosamente, o carro passou então por uma série de donos da região de Midlands até chegar ao último proprietário, Alexander Maddison, de Alderminster, perto de Stratford- -upon-Avon, que tinha uma empresa de laticínios, mas também comprava e vendia carros. O Sr. Maddison foi dono dele de 1967 a 1969, aí os rastros sumiram até Reg Mason receber o visitante em sua oficina 48 anos depois. “ O C A R R O T I N H A S I D O C O N C E B I D O E P R O J E T A D O E M Q U E S T Ã O D E M E S E S , E A M A I O R P A R T E DOS TESTES FOI F E I T A S Ó P O R N Ó S TRÊS.” A R T H U R G O D D A R D , E N G E N H E I R O D E D E S E N V O LV I M E N T O DA LAND ROVER EM 1948 No alto, à esquerda: June Maddison revê o SNX 910 pela primeira vez desde 1969. Embaixo, no centro: o diário de bordo original do carro, de papel bege, sobreviveu por milagre, preservando o histórico de donos até Alexander Maddison, que o comprou em 1967. 23

 

Land Rover

Revista ONELIFE

 

A revista Onelife da Land Rover traz histórias do mundo todo que celebram a força interior e a motivação para ir além.

A Land Rover sempre significou liberdade de ir a qualquer lugar e a capacidade de fazer qualquer coisa quando se chegar lá. A última edição da revista Onelife saúda este espírito, transportando você ao redor do mundo para celebrar as aventuras que vão do exótico à rotina do dia-a-dia – de uma cidade no Himalaia Indiano onde clássicos Land Rover Série 1 e 2 reinam soberanos, até o incrível County Donegal, na Irlanda, onde o velejador Monty Halls curte sua família à bordo de um Discovery. 

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Na cidade somos todos pedestres.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.