Views
11 months ago

Outubro de 2016

  • Text
  • Rover
  • Jaguar
  • Anos
  • Carro
  • Equipe
  • Apenas
  • Forma
  • Sempre
  • Tudo
  • Ainda
Unboxing do Discovery totalmente novo | Um retrato de Ben Ainslie, a lenda da vela | Veja o futuro da mobilidade e do transporte | Será que Copenhague é o lugar mais legal do mundo?

A P E R T E O BOTÃO O

A P E R T E O BOTÃO O novo laboratório de inovação da Jaguar Land Rover InMotion aposta em tecnologias inteligentes e na prototipagem rápida para reinventar as formas de locomoção TEXTO C H R I S S T O K E L - W A L K E R ILUSTRAÇÃO J O S H U A C H E C K L E Y 60

INMOTION A Jaguar Land Rover olha além do automóvel para contribuir com o desenvolvimento do futuro mundo dos transportes, rompendo os moldes nos quais as grandes empresas atuam. Estabelecida em abril de 2016, o InMotion é uma incubadora que opera como subsidiária independente no âmbito da nossa empresa, visando introduzir a cultura ‘move fast and break things’ característica das empresas start-up do Vale do Silício para a Jaguar Land Rover, desenvolvendo vários projetos que vão contribuir para moldar o futuro da mobilidade e do transporte inteligente, com conceitos como compartilhamento de automóveis, serviços de motoristas, estacionamento inteligente, logística, entre outros. “O setor da tecnologia funciona na velocidade de um relâmpago, com ciclos de vida de produto mais curtos do que no setor automobilístico”, explica Adrian Hallmark, diretor de estratégia de grupo na Jaguar Land Rover. “Queremos expandir as fronteiras do que conhecemos atualmente para continuar oferecendo produtos e serviços excelentes que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes atualmente e no futuro”. Porém, primeiro a incubadora precisa se instalar no seu novo endereço. O laboratório InMotion concluiu recentemente uma mudança, passando de suas instalações bastante exíguas em Leamington Spa, na região central de Inglaterra, para o polo de start-ups de Londres. “Onde nos encontramos hoje é muito diferente de onde começamos”, explica Jonathan Carrier, responsável pelo InMotion. “Mas essa é a natureza intrínseca de como inovamos neste espaço. Prestamos atenção ao que os clientes dizem e fazem e continuamos com o desenvolvimento da nossa aprendizagem”. O modelo orientado para o cliente do InMotion inclui duas fases distintas, um laboratório e um acelerador, cada qual com 30 funcionários. No laboratório, são elaborados e simplificados 150 conceitos inspirados em pesquisas feitas junto ao cliente ou sugeridos por funcionários da Jaguar Land Rover. Só os mais promissores passam à fase seguinte, o acelerador, onde especialistas externos em empreendedorismo com experiência comprovada integram-se ao processo, para ajudar a transformar essas ideias validadas em empresas independentes. Trabalhar neste espaço é muito importante porque as estradas britânicas estão ficando inexoravelmente mais movimentadas. O tempo médio de viagem para fazer um percurso de oito quilômetros no centro de Londres subiu de 20 minutos em 2012 para 30 minutos atualmente, segundo a consultoria especializada em trânsito INRIX. Os dados do Ministério dos Transportes da Inglaterra indicam que 36,7 milhões de veículos encontram-se matriculados para circular nas estradas britânicas, um grande aumento de 4,5 milhões em comparação com uma década atrás. Assim, o InMotion concentrou a primeira frente de projetos na satisfação das necessidades dos clientes num mundo dos transportes em constante mudança. Um dos primeiros serviços experimentais destina-se a solucionar uma das preocupações diárias dos pais: o transporte escolar. Um aplicativo de ride-sharing (compartilhamento de viagens) liga os usuários a um círculo restrito de amigos e família a quem confiariam o trans- porte escolar dos seus filhos. Ao pressionar um botão, pode-se ver se alguém está disponível. Se ninguém estiver disponível, um serviço de transporte sob demanda, com motoristas profissionais credenciados, pode intervir. Outra experiência pretende resolver o problema de rodar à procura de uma vaga de estacionamento ao simples toque de um botão. O teste de estacionamento inteligente disponibiliza aos usuários em Londres – responsáveis por 30% de todo o trânsito da cidade na busca de vagas – um serviço de valet parking inteligente que recolhe o automóvel do usuário, estaciona-o em um estacionamento seguro e devolve-o onde e quando o usuário precisar. Todas as operações, desde a marcação, passando pela coleta até o pagamento, são efetuadas diretamente a partir de um smartphone. “Tudo isto está no cerne daquilo que fazemos na Jaguar Land Rover”, afirma Carrier. “Significa entender o desgaste e os problemas que as pessoas enfrentam diariamente, entender como resolver todos esses problemas e desenvolver novas ideias”. Esta filosofia tem sido uma máxima da Jaguar Land Rover durante anos, o que mudou foi o ritmo com que a empresa está atuando. O InMotion foi criado especificamente para responder a essas constantes necessidades o mais rapidamente possível. “A meia-vida das ideias inovadoras é muito curta porque o mercado é bastante “TEMOS DE dinâmico”, explica Carrier. “Temos de encontrar formas de inovar constantemente”. Os níveis de burocracia foram remo- ENCONTRAR FORMAS DE vidos, a velocidade é essencial e retirar ideias do laboratório e colocá-las nas INOVAR CON- mãos dos clientes para testá-las é vital. “Pegamos uma ideia em fase preliminar, transformamos essa ideia num con- STANTEMENTE” JONATHAN CARRIER ceito e muito rapidamente aplicamos técnicas ágeis e simples para desenvolver um produto minimamente viável”, explica Carrier. Este produto minimamente viável – um protótipo inicial daquilo que pode vir a ser um aplicativo ou sistema revolucionário – é então cedido a clientes reais, que nos dão a sua avaliação sobre o uso diário. É um método utilizado pelas melhores empresas do Vale do Silício, incluindo a Google e a Dropbox. “Esse retorno dos clientes permite a obtenção de conhecimentos validados em situações reais para moldar, executar e continuar construindo esse produto”, acrescenta Carrier. Conforme ele explica, o InMotion está desenvolvendo ideias em todas as categorias possíveis. “Tudo, de serviços de assistência ao uso do automóvel – como o estacionamento mais inteligente – a formas inovadoras de acesso aos automóveis, incluindo novas formas de propriedade. Depois, estamos olhando além das necessidades do automóvel em si, ideias como compartilhamento de bicicletas e outras formas de locomoção pública e privada”. Há um lema que norteia todos os projetos do InMotion, diz Carrier: “O denominador comum é devolver tempo às pessoas ou fazer melhor uso do tempo das pessoas para permitir que viajem de forma mais inteligente e eficiente”. Isto também aplica-se ao âmbito da empresa. 61

 

Land Rover

Revista ONELIFE

 

A revista Onelife da Land Rover traz histórias do mundo todo que celebram a força interior e a motivação para ir além.

A Land Rover sempre significou liberdade de ir a qualquer lugar e a capacidade de fazer qualquer coisa quando se chegar lá. A última edição da revista Onelife saúda este espírito, transportando você ao redor do mundo para celebrar as aventuras que vão do exótico à rotina do dia-a-dia – de uma cidade no Himalaia Indiano onde clássicos Land Rover Série 1 e 2 reinam soberanos, até o incrível County Donegal, na Irlanda, onde o velejador Monty Halls curte sua família à bordo de um Discovery. 

A biblioteca

Outubro de 2018
Abril de 2018
Novembro de 2017
Abril de 2017
Outubro de 2016

Na cidade somos todos pedestres.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.