Views
6 years ago

Abril de 2017

  • Text
  • Rover
  • Projeto
  • Velar
  • Equipe
  • Tecnologia
  • Forma
  • Bonanza
  • Anos
  • Viagem
  • Apenas
Apresentação do novo New Range Rover Velar | Entre em uma das casas mais exclusivas do planeta | A relação do homem com os cães | Um passeio épico pela Ilha de Skye | O lendário Beechcraft Bonanza sobe aos céus

A C R I A Ç Ã O D E U

A C R I A Ç Ã O D E U M L E G A D O Cada um dos quatro primeiros Range Rovers representa um capítulo na criação de um clássico moderno. É uma viagem onde se assiste à evolução desde o sofisticado e revolucionário off-road até o SUV de luxo, sem nunca comprometer as suas capacidades fora de estrada da marca L405 CLASSIC VELAR L322 P38A 52

UM LEGADO DURADOURO 1969-1970: VELAR O veículo na origem de tudo. Envolto em sigilo desde o início, este modelo especial pré-produção foi montado e testado com o objetivo de desenvolver um off-road versátil com o nível de conforto normalmente proporcionado por um sedã de alta categoria. Foram montados apenas 26 destes Velar, incrivelmente raros, tornando-os extremamente cobiçados por colecionadores do mundo todo. 1970: RANGE ROVER CLASSIC O original. Lançado originalmente em 1970, na sequência do primeiro modelo de quatro portas em 1981. Os primeiros veículos foram exportados para os EUA em 1987. O modelo se tornou bastante popular e por vários anos dividiu espaço com o modelo que o sucedeu. 1994: RANGE ROVER P38A Com o mesmo nome do edifício onde foi concebido, foi a primeira reformulação radical do Range Rover, 24 anos depois do lançamento do original. O luxo atingiu uma nova dimensão com o P38A ‘Linley’, criado pelo projetista e sobrinho David Linley, sobrinho da rainha da Inglaterra. Seu preço de tabela chegou ao equivalente a quase 125 mil dólares, algo inédito para um todo o terreno até então. 2001: RANGE ROVER L322 A terceira geração de Range Rovers foi comercializada como ‘o expoente máximo de capacidade em qualquer veículo na história automobilística’. Poucos discordaram. Tratou-se de uma reformulação magistral e inquestionavelmente moderna. A carroceria passou a ter uma construção monobloco e a cabine é particularmente inteligente, original e de uma beleza elegante. 2012: RANGE ROVER L405 Outro relançamento. A transição para a estrutura em alumínio proporcionou redução no peso do automóvel equivalente a, pelo menos, quatro ocupantes adultos. Peso menor e rigidez maior transformaram o desempenho, a direção, o refinamento, a economia de combustível e as emissões de poluentes do Range Rover. O Range Rover foi o primeiro SUV de luxo do mundo, e o Velar foi o primeiro Range Rover. Esse nome agora descreve a extraordinária história de 47 anos do Range Rover, desde os primeiros Range Rovers que saíram da fábrica de Solihull no princípio da década de 1970 e também a última aquisição da família Range Rover. Porém, o nome que atualmente celebra o patrimônio da Range Rover foi originalmente destinado a disfarçar a sua importância. A história por trás do nome Velar é curiosa: hoje é difícil de acreditar que a forma genuinamente icônica do Range Rover original pudesse ter sido confundida com qualquer outra coisa. No entanto, quando o primeiro protótipo e os Range Rovers de pré-produção cruzaram os portões de Solihull para testes em estrada antes do lançamento público do veículo em 1970, o mundo ainda não tinha visto nada igual e podia não adivinhar que era um automóvel da Land Rover. Por isso, para manter a surpresa, os primeiros protótipos exibiam o nome Velar na dianteira. O nome foi até mesmo registrado como empresa num subúrbio do sul de Londres para que ‘Velar’, e não ‘Land Rover’, aparecesse na documentação fiscal e de registro dos veículos. O nome significa ‘proteger’ em espanhol e ‘ocultar’ em italiano e originalmente era uma piada inteligente dos engenheiros. Mas com a sua sonoridade suave e a sugestão de ‘velocidade’, é ainda incisivamente adequado e curiosamente apelativo para o Velar veloz e sutil de hoje; um veículo que Gerry McGovern, Diretor de Projeto da Land Rover, descreve como ‘elegante’ e ‘irresistível’ (vide páginas 20-31). Contudo, o lançamento do veículo homônimo de 2017 não assinala de forma alguma o fim da era que testemunhou o lançamento do Range Rover ao mundo. Pelo contrário, o interesse por esses primeiros Range Rovers vem aumentando constantemente à medida que o veículo ganha significado histórico e assume protagonismo próprio na história da Land Rover. Quem desejar um Velar de primeira geração totalmente original para combinar com o seu novo veículo com o mesmo nome, terá que dispor de grandes recursos. Os valores dos Range Rovers clássicos dispararam recentemente, mas foram os primeiros que sofreram a inflação maior. Este caso é muito comum. Com tempo e alguma perspectiva, os colecionadores de automóveis antigos percebem a importância de modelos emblemáticos na história automotiva e batalham para encontrar um em boas condições para juntar à sua coleção, pois gostam de carros que foram referências ou divisores de águas, e o Range Rover original representa as duas coisas. Gostam também dos pioneiros e dos mais raros. Estima-se que só sobreviveram dois dos sete protótipos produzidos e só foram construídos 26 veículos de pré-produção que possivelmente exibiram a insígnia Velar original. Não é fácil encontrar um e, se for o caso, a concorrência talvez 53

 

Land Rover

Revista LAND ROVER

 

As histórias das mostras da revista Land Rover do mundo todo que celebram a força interna e a inspiração para ir acima e além

A Land Rover não só tem os veículos superiores mais capacitados, mas também um estado de espírito onde um senso de curiosidade, de exploração e de admiração está presente em todas as aventuras da vida. Descubra isso na mais recente edição da Revista Land Rover, desde conhecer um grupo de sobreviventes da Era do Gelo na costa holandesa com o Land Rover Discovery, até a arquitetura sustentável mais inovadora em uma viagem californiana com o Range Rover Evoque.

Na cidade somos todos pedestres.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070