Views
5 years ago

Abril de 2018

  • Text
  • Rover
  • Carro
  • Primeiro
  • Rovers
  • Anos
  • Mundo
  • Motor
  • Primeira
  • Aventura
  • Jaguar
Viagem no tempo ao Nascimento do primeiro Land Rover | Como a Land Rover conduziu aventuras e explorações científica ao longo dos anos | O Editor da GQ Dylan Jones discute o tema “inspiração” como Diretor de Design Gerry McGovern | Explorando o potencial de impacto da eletrificação e dos veículos | Conquistando os 999 degraus até o topo do Heaven’s Gate, na China

VEÍCULOS ESPECIAIS O

VEÍCULOS ESPECIAIS O interior do novo SVAutobiography mescla um esplêndido requinte com individualidade através de uma série de opções sob medida e habilidades artesanais. E M 2 0 1 4 , O Q U A D R O D E F U N C I O N Á R I O S “Costumamos dizer que a dica DE ENGENHARIA DA está na palavra ‘especial’”, diz, com S V O N Ã O C H E G A V A um sorriso, John Edwards, diretorexecutivo Fazemos isso de duas maneiras”, expli- de Operações de Veículos A 1 0 0 P E S S O A S , ca ele. “Uma é através de um modelo Especiais da Jaguar Land Rover como o Range Rover Sport SVR, que, (aqui abreviada para a sigla original E N Q U A N T O A G O R A uma vez introduzido, em geral cerca de em inglês, SVO). Ele está se referindo à divisão estabelecida em 2014, passa a ocupar uma posição perma- um ano após o lançamento principal, ESTÁ PRÓXIMO DE 450. que cria os modelos mais luxuosos (SVAutobiography), de mais alto desempenho (SVR) e de maior capacidade (SVX) da empresa. Desde então, Land Rovers, Range Rovers e Jaguares especialíssimos foram montados para os mais diversos clientes, como os filmes de James Bond, a Cruz Vermelha Austríaca, o estilista Paul Smith, astros e estrelas do esporte, celebridades e também milhares de clientes particulares. “Nossa tarefa é produzir veículos que proporcionem experiências memoráveis, ajudando a desenvolver não só nossas marcas, como também nossos negócios”, prossegue Edwards. “Tudo que fazemos é destinado a reforçar os excelentes produtos de nossa linha principal. nente no topo de sua linha. Outra é por meio de edições de colecionador, limitadas em volume, mais exclusivas e geralmente montadas à mão, longe da fábrica central.” As raízes da divisão remontam as versões Autobiography do Range Rover fabricadas nos anos 1990 – um serviço para clientes criteriosos que desejavam algo mais, que fosse além das especificações dos modelos comuns – e as variadas adaptações comerciais sob medida (principalmente de Defenders) para frotas operantes, como as da Comissão de Administração Florestal e as de Corpos de Bombeiros, além de alguns veículos blindados. 82

Parte do desafio da SVO é trabalhar com uma ampla variedade de clientes internacionais, da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (no alto) a estilistas como Paul Smith (no meio) e astros do esporte como Anthony Joshua, campeão mundial de boxe na categoria dos pesos-pesados. Mas a escala era pequena, e a divisão não recebia a mesma ênfase que se dá à atual unidade de Operações de Veículos Especiais. “Para mim, o mérito das Operações de Veículos Especiais é do nosso CEO, o Dr. Ralf Speth”, diz Edwards. “Quando falou comigo quatro anos atrás, ele viu o potencial. Nós vemos nos nossos negócios três valores de marca centrais – luxo, desempenho e capacidade –, e a divisão de Operações de Veículos Especiais consiste em fabricar produtos que realmente elevem o nível nesses três valores.” Para desenvolver esse potencial, eram necessárias novas instalações. As conversões de frotas costumavam ser feitas numa pequena e modesta oficina em Solihull. Edwards queria um lugar novo, maior e muito mais condizente com os veículos especiais planejados. O local escolhido para isso foi Oxford Road, na cidade inglesa de Ryton, a leste de Coventry. Na nova fábrica de 20.000 metros quadrados,12.000 são dedicados a instalações de pintura totalmente automatizadas – que permitem à divisão de Operações de Veículos Especiais pintar quase qualquer cor em qualquer acabamento – e 8.000 correspondem a uma oficina onde os modelos de Operações de Veículos Especiais são montados ou convertidos em veículos acabados. Edwards fica audivelmente empolgado só de pensar no lugar. “São as melhores instalações da Jaguar Land Rover”, diz, com entusiasmo. “Quando os clientes a visitam, ficam literalmente de queixo caído com a qualidade do investimento, a atenção aos detalhes e o atendimento ao cliente. Temos nosso próprio chefe de cozinha com estrelas do guia Michelin para servir os clientes de acordo com as expectativas deles e um setor de encomendas para receber clientes que desejem veículos sob medida ou queiram ver seu próprio carro ser montado ou convertido.” Antes de 2014, o departamento lidava com cerca de 200 veículos por ano, mas, somente em 2017, a nova divisão SVO concluiu 5.000 carros – a maioria Land Rovers – e espera ultrapassar essa cifra substancialmente em 2018. Aliás, uma série de novos produtos com a insígnia SV está planejada para os próximos 12 meses e inclui o SV Coupé e o ultraluxuoso Range Rover Coupé (vide página 86), além de outros novos modelos para a Land Rover e a Jaguar. Em 2014, o quadro de funcionários de engenharia da SVO não chegava a 100 pessoas, enquanto agora está próximo de 450. Para dar um exemplo dos tipos de me- 83

 

Land Rover

Revista LAND ROVER

 

As histórias das mostras da revista Land Rover do mundo todo que celebram a força interna e a inspiração para ir acima e além

A Land Rover não só tem os veículos superiores mais capacitados, mas também um estado de espírito onde um senso de curiosidade, de exploração e de admiração está presente em todas as aventuras da vida. Descubra isso na mais recente edição da Revista Land Rover, desde conhecer um grupo de sobreviventes da Era do Gelo na costa holandesa com o Land Rover Discovery, até a arquitetura sustentável mais inovadora em uma viagem californiana com o Range Rover Evoque.

Na cidade somos todos pedestres.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070