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XXXXXXX LEFT ÍNDIA
XXXXXXX LEFT ÍNDIA NEPAL Sandakphu Maneybhanjang BUTÃO Bagdogra BANGLADESH 30
TRADIÇÃO Pemba (no centro) enfrenta as condições difíceis com um sorriso, manobrando seu Série I com facilidade e prática pela estrada estreita e cheia de curvas fechadas. Pemba Tamang leva no rosto um sorriso que diz, muito claramente, que ele está em seu ambiente. Meu sorriso, nem tanto. Estamos eu e ele em seu Land Rover Série I castigado pelo clima, viajando por uma estrada serpenteante do Himalaia, da cidadezinha montanhesa indiana de Maneybhanjang até o destino de trekking de Sandakphu, na fronteira com o Nepal. Subimos 600 metros nos primeiros oito quilômetros; nos próximos 15, chegaremos a 4 mil metros de altitude – e é uma subida em primeira marcha até o destino. O barulhento motor a diesel dificulta a conversa, então os sorrisos terão de falar por nós, por enquanto. A estrada é estreita e repleta de curvas fechadas. O Nepal dá o ar de sua graça, às vezes à nossa esquerda, às vezes à direita. Ora, um novato ao volante de um Série I sem direção hidráulica poderia avaliar mal uma curva fechada, ter de dar ré e queimar as placas de embreagem para prosseguir; mas Pemba, não. Ele transita por essas curvas habilmente, com a memória muscular bem treinada e a crença sincera de que a pequena imagem do Senhor Buda presa ao painel guiará seu Land Rover com segurança. Percorridos cerca de 21 quilômetros, a estrada de concreto dá lugar a uma trilha atulhada de pedras do tamanho de bolas de rúgbi. Para cumprir sua tarefa habitual de transportar cargas de até 800 kg, este velho Landy tem feixes de molas reforçados, o que o faz andar como um canguru em um pula-pula quando descarregado – mas, para meu espanto, ele quase não chacoalha. Quem chacoalha são só os meus dentes, enquanto saltitamos por isto que chamam de estrada, passando pelas florestas de rododendros e pela neblina ondulante. Com a tração nas quatro rodas engatada, o Land Rover permanece tão imperturbável quanto o sempre sorridente motorista, e seguimos em frente sem parar. E, embora o nevoeiro espesso e frio de hoje nos negue, por infelicidade, a visão geralmente imaculada do Kanchenjunga, terceiro pico mais alto do mundo, o Land Rover mais do que comprovou seu vigor himalaico. Eu me dou conta de que qualquer veículo mais longo ou menos robusto do que um Série I não conseguiria, nem de longe, bailar pelo caminho com esta facilidade. Não é à toa que, por décadas, os Land Rovers Séries I e II foram os únicos veículos a trafegar por esta velha trilha de pôneis, sendo que 42 deles sobrevivem até hoje, prestando serviços fielmente. Este é o exato motivo pelo qual eu me encontro neste distante distrito do Himalaia, a três horas de estrada do pequeno aeroporto mais próximo, em Bagdogra, que, por sua vez, fica a 75 minutos de avião da cidadede Calcutá: para descobrir como este veículo maravilhosamente simples mudou para sempre o destino de uma cidadezinha indiana. 31
A revista Onelife da Land Rover traz histórias do mundo todo que celebram a força interior e a motivação para ir além.
A Land Rover sempre significou liberdade de ir a qualquer lugar e a capacidade de fazer qualquer coisa quando se chegar lá. A última edição da revista Onelife saúda este espírito, transportando você ao redor do mundo para celebrar as aventuras que vão do exótico à rotina do dia-a-dia – de uma cidade no Himalaia Indiano onde clássicos Land Rover Série 1 e 2 reinam soberanos, até o incrível County Donegal, na Irlanda, onde o velejador Monty Halls curte sua família à bordo de um Discovery.
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Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070
Os números referentes ao consumo de combustível são resultado de testes oficiais do fabricante em acordo com as leis da UE, possuindo função puramente comparativa. O consumo efetivo de um veículo pode diferir dos alcançados em tais testes.