TRADIÇÃO
TRADIÇÃO dessa identidade. “São tempos difíceis”, ele admite, “mas, quando vêm pessoas de longe para falar comigo sobre o que eu faço, isso me dá uma profunda satisfação”. A ENCRUZILHADA Em 2004, os motoristas criaram a Associação de Proprietários de Land Rover de Singalila, encabeçada por Chandan Pradhan. Eu o encontro na sala de estar atrás de seu empório. Ele me informa que a função principal da associação é cuidar do bem-estar dos motoristas. Se um membro adoece ou precisa de tratamento médico, por exemplo, todos os outros fazem uma vaquinha para ajudar com um empréstimo sem juros. A associação também dá a todos os motoristas uma oportunidade justa de ganhar dinheiro: se um motorista faz uma viagem lá para cima, sua próxima vez só virá depois que os outros 41 fizerem as respectivas viagens. Está claro que esse sistema cooperativo funciona: todos os filhos dos motoristas frequentam a escola, diz Chandan. “E eles têm dinheiro para comprar presentes para a esposa. Estes velhos Land Rovers possibilitam tudo isso”. O governo local propôs proibir esses veículos antigos – que já não atendem às normas modernas de emissões – de transitar pelas estradas como táxis. Mas Chandan acredita que existe esperança, pois há um forte apoio “dos altos escalões”. Até mesmo a polícia de fronteira regional conta com esses Land Rovers para abastecer seus postos avançados, porque nada mais pode fazê-lo de “SE OS LAND ROVERS maneira tão confiável. Além disso, o governo DESAPARECEREM, GRANDE apresentou planos de concluir as obras nos trechos restantes da PARTE DE MANEYBHANJANG VAI estrada, de modo que veículos DESAPARECER COM ELES” menos robustos também possam subir até Sandakphu, mas essa não é uma linha de ação bem-vista, pelo que fiquei sabendo. Dawa Tenzin é um dos mais jovens motoristas de Land Rover de Maneybhanjang. Bem-articulado e com formação universitária, ele retornou à sua cidade natal para seguir as marcas de pneus do pai. “Sim, a maioria das aldeias remotas da Índia está batalhando por estradas melhores, mas a estrada para Sandakphu deve continuar sendo o desafio que é”, diz Tenzin. “As pessoas vêm aqui para se aventurar, e esta estrada difícil é grande parte da aventura. Se for consertada e se tornar acessível até mesmo para carros hatchback, mais turistas virão. Mais turistas significam mais dinheiro, mas também mais poluição, barulho e lixo. A cidade vai perder o charme. Esta estrada deve permanecer difícil de percorrer porque, do contrário, os Land Rovers vão desaparecer e, quando isso acontecer, grande parte do que faz de Maneybhanjang o que ela é vai desaparecer com eles.” Não posso deixar de concordar com ele. Estive aqui por três dias e posso ver com clareza como o Série I ajudou a moldar o destino do que poderia facilmente ter sido mais uma cidade anônima do Himalaia. São os Land Rovers que tornam Maneybhanjang especial. ASSISTA AO FILME Para viajar com a Land Rover até o coração do Himalaia, busque 'Land of Land Rovers' no YouTube Chandan (abaixo) lidera a associação de motoristas, que vem beneficiando a comunidade. Tenzin (no meio) quer que a estrada continue desafiadora, a fim de preservar o caráter da cidade. 38
RIGHT XXXXXX 39